Tuesday, September 11, 2007

O bom olhar de Alexandre Teixeira Mendes



Jornada Europeia da Cultura Judaica


Alexandre Teixeira Mendes lança o livro "Barros Basto - A miragem Marrana"


Como parte do programa oficial da Jornada Europeia da Cultura Judaica, o jornalista, poeta e ensaísta Alexandre Teixeira Mendes lançou no último dia 2 de Setembro o livro “Barros Basto – A Miragem Marrana”, na sinagoga Mekor H’aim (Porto). A obra é dedicada a todos os marranos portugueses, “herdeiros de uma identidade hebraica perdida”, e a Elisha Salas, ex-rabino da comunidade judeo-marrana do Porto, hoje a viver em Jerusalém, segundo o autor.

O livro foi apresentado pelo filósofo português Pedro Sinde e pelo norte-americano Yaakov Gladstone. A iniciativa integra-se no programa oficial da Jornada Europeia da Cultura Judaica.

A publicação, com selo da Ladina, Associação de Cultura Sefardita, contou com o apoio do professor de Psiquiatria e Psicologia do New York Medical College, Dr. Harold Michal-Smith, e de Yaakov Gladstone, incansável activista na causa dos marranos portugueses, fundador e presidente do American Friends of Marranos.

No campo da investigação, Alexandre Teixeira Mendes obteve respaldo de Manuel Lopes de Azevedo, “os seus comentários à versão manuscrita permitiram trazer todo o plano de trabalho a proporções exequíveis”, destaca o autor, entre outros importantes apoios para a busca de escritos e estudos de Artur Barros Basto.

A obra tem prefácio de António Telmo, que entende ser esta uma obra de muita luz ao “guerreiro” Artur Barros Basto, numa ligação clara com o movimento da Renascença Portuguesa de Teixeira Rego, Teixeira de Pascoaes e Leonardo Coimbra.

Alexandre Teixeira Mendes

Alexandre Teixeira Mendes, natural de Refojos, Cabeceiras de Basto, tem diversas obras publicadas, entre elas “Dourada a Têmpora” (Lisboa, edições tema, 2000); “Do Verbo Escuro ou da pronunciação que não cessa” (Lisboa, Edições Fluviais, 2002); “Despre uorbirea oculta sal despre pronuntia care nu inceteaza” (Editura Nereaia Napocae, ClujNapoca, 2003); “Nom Omnis Confundar” (Porto, Incomunidade, 2006); “Até quando o incêndio em Sepharad” (Porto, Incomunidade, 2007).

Na área de antologia, Alexandre publicou “Os outros, Antologia de Poesia Portuguesa Anos 80 e depois”, com a coordenação, prefácio e notas de Leopoldino Serrão, Editora Ausência, 2004.

Actualmente é membro da Direcção Ladina, Associação de Cultura Sefardita, e da AJHLP, Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto. Tem colaborado em diversas publicações de índole literária e ensaística e escreve regularmente para o site do Incomunidade. É conferecista em encontros portugueses e galego-portugueses, dedicando-se em especial ao estudo da poética e da filosofia portuguesa.


Ladina – Associação de Cultura Sefardita

Fundada em 2004 na cidade do Porto, a Ladina procura promover e divulgar a herança cultural e religiosa da comunidade judaica, em harmonia com os demais povos da Península Ibérica.
De acordo com os membros da Associação, a denominação de Ladina está embutida de duplo sentido. “Lembrar a língua comum dos judeus sefarditas (o ladino) e guardar o seu significado semântico: alguém legítimo, puro, e ao mesmo tempo sagaz, ágil e astuto”.
O objectivo da Associação é dinamizar e aglutinar aqueles que sentem interiormente o ser judeu, “submetido ao longo de mais de 500 anos por inquisições, conversões forçadas e outras práticas antisemíticas – e que anseiam pela sua livre afirmação, como um direito à razão inalienável do seu culto e liberdade de expressão da sua herança religiosa e cultural, livre de qualquer restrição ou opressão”.




------------------------------------------------------------------------------


O bom olhar

“Rabi Iohánam disse um dia aos seus discípulos: o que é que o homem há de escolher de preferência? Rabi Eliezer respondeu: o bom olhar. Rabi Josué disse: um amigo sincero. Rabi Jossé disse: um bom vizinho. Rabi Simeão disse: a providência. Rabi Elazar disse: o bom coração. Prefiro – disse Rabi Iohánam – a opinião de Eliezer, filho de Arach, pois nas suas palavras estão contidas todas as vossas” – Pirké Áboót, 13, A Ética dos Pais (tradução de Moses Bensaber Amzalak).


Links úteis:
Friends Of Marranos
Ladina

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

free html web counters
Internet Dating