Friday, August 31, 2007

Milhares de pessoas prestigiaram espectáculo aéreo

A ensolarada sexta-feira atraiu milhares de pessoas junto à ribeira do Porto e de Gaia durante as sessões de qualificações do Red Bull Air Race. Na área do tabuleiro superior de Vila Nova de Gaia o público acotovelava-se para assistir às manobras radicais dos pilotos, tirar fotografias, filmar e apreciar o grande espectáculo.

Gozando os últimos dias de férias, Martinho Pertino, 36 anos, residente em Vila Nova de Gaia, levou toda a família para assistir o show acrobático, chegando às 10h30 e garantindo um local privilegiado a todos, prometendo retornar amanhã, quando acontece a grande corrida.

Os amigos Eduardo Santos, de Gaia, João Silva e Paulo Carvalho, do Porto, estavam no local desde as 9 horas e a torcerem pelo piloto espanhol Alejandro MacLean, de número 36. De mochila nas costas, confundiam-se com os turistas que também tiveram a corrida incluída no roteiro desta semana.

Aos 86 anos de idade, Marília Machado, do Porto, não perdeu nenhum dia dos treinos e nesta sexta-feira esteve acompanhada pelas netas Joana e Cláudia que, para além de registarem o espectáculo aéreo com máquina fotográfica digital, estavam a filmar os melhores momentos.

Há menos de um ano trabalhando em Vila Nova de Gaia, mas há 20 aguçando o apetite da garotada, José António estava satisfeito com o movimento dos treinos. Algodão doce e muita pipoca não faltaram em seu carrinho.


Martinho Pertino em lugar privilegiado


Os amigos Eduardo Santos, de Gaia, João Silva e Paulo Carvalho, do Porto


Marília Machado com as netas Joana e Cláudia


Algodão doce do ‘seu’ José não faltou para o público


Público invade o Cais de Gaia


Público transita pela Ponte D. Luís I

Corrida aérea agita o Porto e Gaia

Red Bull Air Race 2007

Precisão, velocidade e nervos de aço prometem espectáculo de alto desempenho

Mônica Delicato
Vila Nova de Gaia

O Porto e Gaia já vivem em clima de festa com os treinos das equipes competidoras ao Red Bull Air Race 2007. O grande evento do “céu” acontece nesta sexta e sábado, mas desde quarta-feira os aviões estão cruzando os ares com acrobacias radicais, num grande espectáculo para o público que acompanha por terra.

No início da tarde de ontem o staff já finalizava os preparativos para as sessões de qualificações e corrida. Nesta sexta-feira, os 13 pilotos farão um pré-show às 14 horas e participam das sessões de classificações, a partir das 14h30. No sábado, a corrida tem início às 13 horas.

Em toda a extensão das ribeiras do Douro, entre as pontes Luís I e Arrábida, que compreende o espaço aéreo da corrida, um verdadeiro cordão humano acompanhou os treinos. O calor esteve intenso e ao que parece o tempo será um aliado neste final de semana.

Os pilotos não estão a fazer acrobacias por baixo das pontes, mas passam, com total precisão, rentes e em looping por elas, e retornam para as curvas sinuosas da ‘pista’, realizando evoluções que fazem qualquer um perder o fôlego.

O público também acompanha o movimento do Queimódromo, na área norte do Parque da Cidade do Porto, onde está localizado o paddock e aeródromo desta 8ª corrida. Dali os pilotos descolam em direcção ao mar até chegar à ‘pista’ para iniciar o percurso da corrida sobre o sinuoso rio Douro.

Race 008

A prova consiste em um “slalon” a uma velocidade máxima de 400 quilómetros/hora, entre os pilares insufláveis e com cerca de 20 metros de altura, colocados no rio. A organização, distribuída entre o Cais de Gaia e próxima à Alfândega do Porto, recebe nesta etapa dois pilotos norte-americanos e 11 europeus.

A nova modalidade desportiva criada pela Red Bull apresenta o desafio de fazer o percurso o mais rápido possível. Os pilotos desafiam a gravidade e correm contra o tempo, numa disputa onde vence quem fizer a volta mais perfeita e no melhor tempo. É uma competição aérea de alto desempenho e requer muita habilidade dos competidores.

Já a partir desta sexta, o trânsito estará fechado nas localidades próximas às duas áreas ribeiras do Douro, no horário dos treinos. Para quem for assistir, a alternativa é deixar o carro em casa, utilizar o metro até o local de desembarque mais próximo permitido e terminar o trajecto a pé. Para garantir o sucesso do evento há toda uma equipa de segurança pública e privada a postos.

Sábado, 1 de Setembro

13h00 – Início
13h20 – Corrida de Eliminação
15h00 – Quartos de Final
16h00 – Semi-finais
16h30 – Final
17h30 – Cerimónia de Entrega dos Prémios
23h00 – After Party CACE (Antiga Central Eléctrica da Campanha – Porto)

Veja o ranking do treino e mais informações no site Red Bull Air Race

Fotos:


Público acompanha os treinos no Cais de Gaia


Manobras radicais


Reconhecendo o terreno


Torre de controlo, na Ribeira do Porto


A aeronave de Sergey Rakhmanin (RUS) antes de decolar no Aeródromo do Parque da Cidade (Porto) para reconhecimento do 'terreno'

free html web counters
Internet Dating