Thursday, January 22, 2009

Projeto Terra do Sol

Mestre Índio à frente de ações esportivas, culturais,
sociais e ambientais



Roda de capoeira com Mestre Índio, professores e alunos do Projeto Terra do Sol. Praia de Pitangui - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil.


Ele foi campeão de Lambada da América Latina em 1996, mas Mestre Índio reúne em seu currículo muito mais do que performances de dança. Está engajado no Projeto Terra do Sol, de cunho esportivo, cultural, ambiental e social, que desponta na praia de Pitangui (Natal, Rio Grande do Norte, Brasil).

Cícero Alves do Nascimento (Índio), ou Mestre Índio como é conhecido entre os capoeiristas, completa hoje 48 anos de idade e tem muito que comemorar. Mantém, com entusiasmo, esforço, dedicação e amor, o projeto que atende gratuitamente mais de 40 alunos de capoeira, em sua maioria crianças e adolescentes.

Atualmente, as atividades desenvolvidas pela equipe Terra do Sol inclui aulas de capoeira, danças folclóricas e acompanhamento pessoal aos alunos com relação à escola e à família. O corpo docente é representado por Mestre Índio, Sherra, Cicatriz, Júnior Aranha e conta com os estagiários Gordinho e Patrícia.

O projeto é aberto a crianças e adolescentes entre 4 e 14 anos de idade, desde que estejam estudando e que apresentem autorização dos pais ou responsáveis, e também a adultos.

Em sua base, o projeto, concebido por Mestre Índio e outros mestres de capoeira, consiste ainda em levar a prática da capoeira em escolas da rede municipal e estadual de Natal, com uma equipe de professores que fazem parte do projeto.

Simultaneamente, o projeto prevê a parceria com universidades e estudantes de pós-graduação em diversas áreas como História, Sociologia, Direito, Música, Fonaudiologia, Educação Física e da área de Saúde para acompanhamento em visitas periódicas às escolas, ministrar palestras e aulas teóricas, mas esta etapa ainda está por se concretizar pois necessita de apoio.

De acordo com Mestre Índio, este apoio foi solicitado ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Prefeitura de Natal, para a ajuda de custos e para a aquisição de uma sede própria. No entanto, o projeto está aberto à colaboração da iniciativa privada.

Independentemente da confirmação destes apoios solicitados, Mestre Índio custeia sozinho esta iniciativa há um ano, numa sede provisória localizada na praia de Pitangui, e, paralelamente, desenvolve eventos alternativos para manter o projeto vivo e atuante como o Axé Natal (Convenção Internancional de Capoeira, evento que reúne a comunidade capoeirista de várias partes do mundo e do Brasil) e o Eco-Capoeira (que consiste em ações de educação ambiental com a população de Natal).

“É difícil manter o projeto porque estou a investir praticamente sozinho desde o início. O apoio que estamos aguardando nos possibilitaria difundir melhor o nosso trabalho e atender muito mais alunos. Procuramos não só ensinar a capoeira como orientar os alunos na conscientização da preservação do meio ambiente, em ações simples e eficazes no combate ao desperdício, ações comunitárias que beneficiam a todos, valorizando a nossa cultura e a integração de todos”, sustenta Mestre Índio.

Perfil

Mestre Índio iniciou-se na Capoeira em 1973, na Academia Bantús de Angola, em São Paulo e também percorreu outras academias como a São Bento Pequeno, Quilombo dos Palmares e Quilombinho. Entrou para a dança com o Grupo Folclórico Unidos da Zona Sul, em 1978, também na capital paulista. Em Maio de 1980 fundou a Associação de Capoeira Terra do Sol. Em 1984, fundou em Natal (RN) a Cia. de Dança Terra do Sol. A partir daí assinou diversas coreografias e apresentações pela capital do Rio Grande do Norte, bem como ministrou cursos de dança e capoeira. Foi Diretor do Departamento de Dança do Rio Grande do Norte, em 1993, Presidente Nacional da Associação Brasileira dos Professores de Capoeira, em 1994 e Coordenador Regional da Confederação Brasileira de Capoeira, em 1995.

Em 1996 desenvolveu vários simpósios e congressos universitários de capoeira na UFC, UNICAP, UNB, entre outras. Já em 2001, Mestre Índio foi Supervisor de 19 núcleos de capoeira no Estado do Rio Grande do Norte e, em 2004, responde pela criação e presidência do CENTREC (Centro de Treinamento Especializado em Capoeira). Em 2005 desenvolve o Programa de Dança e Capoeira na Escola como Atividade Curricular.
Ao longo de sua carreira, formou capoeiras e dançarinos que hoje estão a trabalhar não só no território brasileiro como em diversos locais do mundo.

Labels: , ,

free html web counters
Internet Dating